sábado, 29 de dezembro de 2018

CONECTANDO UM CONTROLADOR MIDI ACORN MASTERKEY 25 E O KORG SQ-1 NO CARLA

Carla é um programa de hospedagem de plugins de áudio. É uma boa alternativa para estabelecer sua estação de trabalho de áudio digital (DAW) em uma máquina com sistema operacional Linux.

Em postagem anterior mostramos como habilitar plugins VST para Windows no Carla.

Este tutorial apresenta o passo a passo para conectar um teclado controlador MIDI Acorn Masterkey 25 no Carla, usando conexão Jack e o LADI. O pacote LADI é necessário pois precisaremos usar o programa a2jmidid. A distribuição Linux usada será a Ubuntu 18.04.

JACK Audio Connection Kit é um daemon servidor de som que implementa conexões em tempo real e baixa latência para dados de áudio e MIDI entre programas que implementam sua API. O LADI é um sistema de gerenciamento de sessões Jack para Linux. O daemon a2jmidid é uma aplicação que conecta o sistema de portas MIDI e o sistema Jack.

Ao final, para testar a configuração, adicionaremos o sintetizador Nekobi no Rack do Carla. Mostraremos também como usar a mesma configuração para conectar o sequenciador Korg SQ-1 no Carla.

Embora tenha sido usado o controlador Acorn Masterkey 25 neste tutorial, as configurações aqui apresentadas serão semelhantes para outros equipamentos.

O seguinte esquema apresenta as conexões necessárias:


EXECUÇÃO

1. Conectar o cabo USB/MIDI (USB tipo A para USB tipo B) no controlador MIDI e no computador. O cabo é um acessório que vem junto com o teclado. Esta conexão vai também alimentar o teclado, já que o Masterkey 25 não possui conexão para fonte de alimentação.




2. Instale o QjackCtl - JACK Audio Connection Kit (https://qjackctl.sourceforge.io/) no instalador de programas do Linux.


3. Instale o pacote LADI Log File Viewer (https://launchpad.net/laditools) usando o instalador de programas.


4. Faça o download do programa Carla na página  https://kxstudio.linuxaudio.org/Applications:Carla, selecionando a opção Precompiled binaries Linux 64bits.

5. Após o final do carregamento do arquivo do programa, ele estará no diretório Downloads. Abra o Terminal do Linux e mude o diretório corrente para o diretório Downloads com o comando

cd Downloads



6. Descompacte o programa com o comando

tar -xf Carla_2.0-RC2-linux64.tar.xz


7. Execute o programa no terminal com os comandos

cd Carla_2.0-RC2-linux64/
./Carla



8. Abra a janela de configuração do Carla e selecione a opção Audio driver: JACK.


9. Clique no botão ao lado da configuração de Audio driver para configurar as opções do driver. Habilite Auto-Connect ON em Device.


10. Abra um Terminal e execute a2jmidid -e



11. Execute o Jack Audio Connection Kit. Abra a janela de conexões clicando no botão Connect e desconecte system capture_1 e capture_2 de audio_in1 e audio_in2 na aba Audio.




Isso evitará a microfonia caso você não estiver monitorando o som com um fone de ouvido. Uma outra forma de fazer isso é eliminar o volume do microfone no GNOME ALSA Mixer.


12. Na aba MIDI conecte masterkey 25 [20] (capture) na lista de portas de saída com Carla events-in na lista de portas de entrada.


13. Adicione o plugin Nekobi (um sintetizador de oscilador único) ao Rack do Carla, clicando no botão Add Plugin. Se necessário use o botão Refresh para atualizar os plugins na lista.




14. Pronto! Você já pode tocar com seu teclado MIDI. Mas isso não é tudo. Conectando o sequenciador Korg SQ-1 da mesma forma como foi feito com o Controlador MIDI, podemos sequenciar o Nekobi.



Para o caso do SQ-1, mostramos as conexões no Patchbay do Carla


Aqui mostramos o rack do Carla com os seguintes plugins de sintetizador e efeitos: Nekobi; Flanger; Phaser; Reverb; e LFO.



INSTALANDO CARLA NO LINUX E USANDO PLUGINS PARA WINDOWS

Carla é um programa de hospedagem de plugins de áudio que suporta muitos formatos de drivers e plugins. Permite, de forma simples e fácil, configurar e usar sua Digital Audio Workstation (DAW), fornecendo ótimos recursos. Os plugins podem ser incorporados na janela principal no Carla, dando a aparência de um rack de música eletrônica.


O programa roda em sistema operacional Linux. Assim, um problema é o uso de plugins VST feitos para Windows.

VST é acrônimo de Virtual Studio Technology. VST é uma interface desenvolvida em 1996 que integra sintetizadores e efeitos de áudio com editores e dispositivos de gravação de som digitais, permitindo criar um  estúdio de gravação com software.

Neste tutorial mostramos como instalar o programa Carla no Linux e como habilitar o suporte para plugins Windows no Carla. Usaremos a distribuição Linux Ubuntu 18.04.

Observe que inicialmente, quando executamos o refresh de plugins, para busca de novos deles na janela de plugins, só está disponível a opção carla-discovery-native, não existindo a possibilidade de adicionar plugins Windows.


Apenas plugins nativos estão habilitados na configuração inicial do Carla, sendo necessário habilitar o emulador Wine para execução de plugins do Windows.

EXECUÇÃO

1. Instale o pacote Wine no instalador de programas  do Ubuntu 18.04. O Wine é um emulador de Windows para Linux.


2. Faça o download do programa Carla na página https://kxstudio.linuxaudio.org/Applications:Carla, selecionando a opção Precompiled binaries Linux 64bits.

3. Após o final do carregamento do arquivo do programa, ele estará no diretório Downloads. Abra o Terminal do Linux e mude o diretório corrente para o diretório Downloads com o comando

cd Downloads



4. Descompacte o programa com o comando

tar -xf Carla_2.0-RC2-linux64.tar.xz


5. Execute o programa no terminal com os comandos

cd Carla_2.0-RC2-linux64/
./Carla



6. Agora vamos habilitar os plugins Windows. Abra a janela de configurações no botão Configure Carla


7. Na aba Main, habilite experimental features


8. Imediatamente irá aparecer a aba Experimental. Clique nela e habilite plugin bridges, Wine bridges, jack aplications e Export single plugins to LV2.


9. Na aba Wine indique o executável Linux do programa, usualmente

/usr/bin/wine

Clique no botão OK


10. Coloque os plugins VST que você deseja usar nos diretórios em que Carla faz busca por plugins. Isso está definido na aba Paths da janela de configurações.


11. Agora, devemos habilitar, na janela de diálogo para adicionar plugins, as opções Bridged 32 e Bridged Wine em Architecture.


Observe agora que, ao fazer o refresh para busca de novos plugins, as opções carla-discovery-posix32, carla-discovery-win32 e carla-discovery-win64 estão habilitadas.


12. Como exemplo, adicionamos no Carla o plugin VST Volca Keys MIDI Editor and Controller de Momo Muller, versão PC 32bits para Windows. Para isso é necessário colocar no path de busca por plugins VST do Carla o arquivo Korg\ Volca\ Keys\ Editor\ 1\ 32bit.dll, que está incluído na distribuição do programa junto com a versão standalone.




sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

SEQUENCIANDO O KORG VOLCA KEYS E O SYSNTHV1 COM O KORG SQ-1, MONITORANDO O SQ-1 COM KMIDIMON

Vamos sequenciar o Volca Keys e o Synthv1 usando um sequenciador Korg SQ-1, sincronizando os dois, combinando o som de ambos, em um efeito muito bom. O uso do SQ-1 permite maior flexibilidade durante a performance que com o uso do teclado do Volca. Adicionalmente, vamos usar o KMidimon para monitorar os eventos MIDI vindos do SQ-1, de forma a contornar a fragilidade do SQ-1 em não ter um painel de informações.

Para efetuar a conexão entre o SQ-1 e o Synthv1, a conexão entre o SQ-1 e o KMidimon e a conexão entre o Synthv1 e a saída de áudio vamos usar o Jack Audio Connection Kit. Todos os programas usados são de licença software livre. A distribuição Linux usada será a Ubuntu 18.04.

O seguinte diagrama ilustra as conexões necessárias:


CONEXÕES E CONFIGURAÇÃO

1. Use o instalador de programas da distribuição Linux Ubuntu 18.04 para instalar o programa Synthv1 - https://synthv1.sourceforge.io/


2. Baixe o arquivo kmidimon_0.7.5-3_amd64.deb (284.9 KiB) (https://launchpad.net/ubuntu/bionic/amd64/kmidimon/0.7.5-3). Abra o gerenciador de arquivos do Linux, clique duplo no arquivo e instale.


3. Instale o QjackCtl - JACK Audio Connection Kit (https://qjackctl.sourceforge.io/) no instalador de programas do Linux.


4. Conecte o SQ-1 no computador usando um cabo USB tipo A e tipo B. Este cabo irá prover também a alimentação do equipamento.




5. Para conectar o SQ-1 ao Volca, use o adaptador TRS MIDI DIN, que acompanha o SQ-1, e um cabo MIDI DIN



As conexões elétricas do adaptador que acompanha o Korg SQ-1 como acessório são as seguintes (conector DIN visto de fora):


Caso precise adquirir um adaptador no mercado, antes de usar verifique as conexões com um multímetro.

6. Conectar a saída TRS 3,5 mm MIDI OUT do SQ-1 na entrada MIDI IN do Volca




7. Execute o Synthv1, o KMidimon e o Jack Audio Connection Kit




8. Ligue os equipamentos. Clique no botão Connect do Jack Audio Connection Kit para abrir a janela de conexões. Selecione na aba ALSA o 0:SQ1 MIDI 1 na lista de portas de saída e o synthv1 0:in na lista de portas de entrada e pressione o botão Connect para efetuar a conexão. Depois, selecione na mesma aba o 0:SQ1 MIDI 1 na lista de portas de saída e o 0:KMidimon na lista de portas de entrada e pressione novamente o botão Connect para efetuar a conexão.


9. Na aba Audio, conecte as saídas do Synthv1 nas entradas playback_1 e playback_2 do sistema.


10. Para facilitar o monitoramento das notas geradas pelo SQ-1, abra a janela de configuração do KMidimon e assinale a opção Translate Note Numbers into Names na aba Misc.


Desabilite Clock no menu Filters.


RESULTADO