quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Conectando Volca Keys e SQ-1, usando Qmidiroute como processador de eventos MIDI e roteador MIDI para obter super baixos

Ao conectar um Volca Keys e um sequenciador Korg SQ-1 temos duas limitações sérias. Uma delas é que o SQ-1 não possui um mostrador para que se possa ver a nota na sequência - assim, só podemos afinar "de ouvido". A outra limitação é que a nota mais baixa que o SQ-1 pode sequenciar é um C3, impedindo explorar os belíssimos sons super bass que o Volca é capaz de produzir.

Uma possível solução para o segundo problema é usar um equipamento processador de eventos MIDI para transpor as notas, como o da MIDI Solutions (https://www.amazon.com/MIDI-Solutions-Event-Processor-Plus/dp/B000VKQISW/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1545932912&sr=8-1&keywords=midi+solutions+midi+event+processor+plus). Um processador de eventos MIDI é capaz de ler eventos MIDI e modificá-los. A transposição de notas significa que um evento que gera uma nota, pode ser substituído por um evento de outra nota.


No entanto, um equipamento deste tipo é caro, em torno de US$ 150,00.

Uma alternativa que soluciona os dois problemas é o uso dos programas KMIdimon e Qmidiroute, ambos programas Linux. O KMidimon permite fazer a leitura de eventos MIDI e mostrá-los na tela do computador. O outro problema pode ser resolvido com o Qmidiroute, um programa Linux que faz processamento de eventos MIDI e roteamento MIDI.

Este tutorial mostra como instalar os programas, fazer as conexões físicas e lógicas e configurar os programas. Usamos a distribuição Linux Ubuntu 18.04. Todos os programas usados são de licença software livre.

As conexões necessárias são as ilustradas a seguir:


EXECUÇÃO

1. Primeiro temos que conectar o SQ-1 ao computador, usando um cabo USB tipo A e tipo B OTG, usado em impressoras e facilmente encontrado no mercado. Esta conexão já vai fornecer a alimentação do SQ-1, sendo desnecessário o uso de pilhas.




2. Para conectar o Volca Keys no computador precisamos de um cabo USB/MIDI que pode ser comprado aqui (TNP cabo adaptador conversor Midi para USB).


3. Conectar na entrada MIDI IN do Volca Keys o conector MIDI OUT do cabo (o conector MIDI IN do cabo fica sem uso).



4. Conectar o cabo no USB do computador.


5. Esta imagem mostra os equipamentos conectados. Observe que usamos uma caixa JBL GO conectada no Volca Keys por meio de um cabo TRS 3,5 mm na saída de áudio do Volca, para melhorar a qualidade do som. Usamos esta fonte de alimentação para não precisar de pilhas no Volca Keys.


6. Baixe os arquivos kmidimon_0.7.5-3_amd64.deb (284.9 KiB) (https://launchpad.net/ubuntu/bionic/amd64/kmidimon/0.7.5-3) e qmidiroute_0.4.0-1_amd64.deb (58.9 KiB) (https://launchpad.net/ubuntu/bionic/amd64/qmidiroute/0.4.0-1). Abra o gerenciador de arquivos e clique duplo nos arquivos para instalá-los.


7. Instale o programa QjackCtl - JACK Audio Connection Kit  (https://qjackctl.sourceforge.io/) no instalador de programas do Ubuntu 18.04.


8. Execute os três programas




9. No menu Rule do Qmidiroute adicione uma nova regra do tipo Note



10. No Jack Audio Connection Kit, inicie o servidor Jack no botão Start e clique em Connect para definir as conexões Jack. Na aba ALSA conecte a saída SQ-1 MIDI 1, na lista de portas de saída, com as entradas Kmidimon e qmidiroute 0:in. Conecte a saída Qmidiroute 1:out 1 na lista de portas de saída na entrada USB MIDI Interface MIDI 1 na lista de portas de entrada. Se necessário use o botão Refresh para atualizar as portas.



11. Abra a janela de configuração do KMidimon e assinale a opção Translate Note Numbers into Names na aba Misc.


Desabilite Clock no menu Filters.


12. Agora você terá na janela do KMidimon as notas que o SQ-1 está sequenciando, o que facilitará a afinação e a composição da sequência.


13. Podemos transpor as notas geradas no SQ-1 de forma a obter notas mais baixas que as que o SQ-1 é capaz de produzir, usando a opção Note Offset. Como exemplo ilustramos uma transposição de 2 oitavas para baixo, usando um offset de -24 semitons, transformando um C3 em um C1.



RESULTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário