sábado, 29 de dezembro de 2018

INSTALANDO CARLA NO LINUX E USANDO PLUGINS PARA WINDOWS

Carla é um programa de hospedagem de plugins de áudio que suporta muitos formatos de drivers e plugins. Permite, de forma simples e fácil, configurar e usar sua Digital Audio Workstation (DAW), fornecendo ótimos recursos. Os plugins podem ser incorporados na janela principal no Carla, dando a aparência de um rack de música eletrônica.


O programa roda em sistema operacional Linux. Assim, um problema é o uso de plugins VST feitos para Windows.

VST é acrônimo de Virtual Studio Technology. VST é uma interface desenvolvida em 1996 que integra sintetizadores e efeitos de áudio com editores e dispositivos de gravação de som digitais, permitindo criar um  estúdio de gravação com software.

Neste tutorial mostramos como instalar o programa Carla no Linux e como habilitar o suporte para plugins Windows no Carla. Usaremos a distribuição Linux Ubuntu 18.04.

Observe que inicialmente, quando executamos o refresh de plugins, para busca de novos deles na janela de plugins, só está disponível a opção carla-discovery-native, não existindo a possibilidade de adicionar plugins Windows.


Apenas plugins nativos estão habilitados na configuração inicial do Carla, sendo necessário habilitar o emulador Wine para execução de plugins do Windows.

EXECUÇÃO

1. Instale o pacote Wine no instalador de programas  do Ubuntu 18.04. O Wine é um emulador de Windows para Linux.


2. Faça o download do programa Carla na página https://kxstudio.linuxaudio.org/Applications:Carla, selecionando a opção Precompiled binaries Linux 64bits.

3. Após o final do carregamento do arquivo do programa, ele estará no diretório Downloads. Abra o Terminal do Linux e mude o diretório corrente para o diretório Downloads com o comando

cd Downloads



4. Descompacte o programa com o comando

tar -xf Carla_2.0-RC2-linux64.tar.xz


5. Execute o programa no terminal com os comandos

cd Carla_2.0-RC2-linux64/
./Carla



6. Agora vamos habilitar os plugins Windows. Abra a janela de configurações no botão Configure Carla


7. Na aba Main, habilite experimental features


8. Imediatamente irá aparecer a aba Experimental. Clique nela e habilite plugin bridges, Wine bridges, jack aplications e Export single plugins to LV2.


9. Na aba Wine indique o executável Linux do programa, usualmente

/usr/bin/wine

Clique no botão OK


10. Coloque os plugins VST que você deseja usar nos diretórios em que Carla faz busca por plugins. Isso está definido na aba Paths da janela de configurações.


11. Agora, devemos habilitar, na janela de diálogo para adicionar plugins, as opções Bridged 32 e Bridged Wine em Architecture.


Observe agora que, ao fazer o refresh para busca de novos plugins, as opções carla-discovery-posix32, carla-discovery-win32 e carla-discovery-win64 estão habilitadas.


12. Como exemplo, adicionamos no Carla o plugin VST Volca Keys MIDI Editor and Controller de Momo Muller, versão PC 32bits para Windows. Para isso é necessário colocar no path de busca por plugins VST do Carla o arquivo Korg\ Volca\ Keys\ Editor\ 1\ 32bit.dll, que está incluído na distribuição do programa junto com a versão standalone.




Um comentário:

  1. Muito lega! Parabéns pela postagem. sou usuário linux e vou configurar meu Carla!

    ResponderExcluir