sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

COMO USAR UM PLUGIN VST PARA WINDOWS NO LMMS PARA LINUX

Neste tutorial, mostraremos como usar o VeSTige para carregar um plugin VST para Windows no LMMS para Linux, por meio do emulador Wine. Usaremos a distribuição Linux Ubuntu 18.04.

VST é acrônimo de Virtual Studio Technology. VST é uma interface desenvolvida em 1996 que integra sintetizadores e efeitos de áudio com editores e dispositivos de gravação de som digitais, permitindo criar um  estúdio de gravação com software.

LMMS (conhecido anteriormente como Linux MultiMedia Studio) é um programa de estação de trabalho de áudio digital (DAW, Digital Audio Workstation) usado na produção  musical profissional em plataformas Linux, Windows e MacOS.

Wine é um programa emulador de Windows para Linux.

Como exemplo, vamos usar o plugin VST do instrumento FB-3100. O FB-3100 é um software sintetizador, com versões VST para Windows e Mac OS, que simula o sintetizador Korg PS-3100 de 1977.

EXECUÇÃO

1. Instale o LMMS, usando o instalador de programas do Ubuntu.


2. Instale o Wine no instalador de programas do Ubuntu.


3. Obtenha o FB-3100 (no link: https://www.fullbucket.de/music/fb3100.html), descompacte o arquivo fb3100_1_1_6_winvst.zip e mova o plugin 32bits (arquivo fb3100.dll) para o diretório de plugins do LMMS.

Para isso abra um Terminal do Linux:


Agora execute os seguintes comandos no Terminal:

unzip fb3100_1_1_6_winvst.zip
mv fb3100.dll DiretóriodeVSTs

Substitua DiretóriodeVSTs pelo nome do diretório onde você vai salvar os VSTs.

4. Abra o LMMS.

 
5.  Configure o diretório de plugins VST, onde você salvou o VST do instrumento, em Opções no menu Editar.


6. Clique no botão Instrument Plugins para abrir o diálogo do mesmo nome. O botão é indicado na seguinte imagem.


O diálogo Instrument Plugins aparece aberto na ilustração que se segue.


7. Arraste com o mouse o VeSTige para o Editor de Arranjos.


8. Clique em VeSTige, no Editor de Arranjo, para abrir a janela do VeSTige.


9. Clique no ícone, indicado na ilustração seguinte, para abrir o diálogo para carregar um plugin VST no VeSTige.


10. Selecione o plugin do FB-3100.



11. E agora? Bem, você pode estar interessado em testar o FB-3100. Então, você pode usar as dicas  desta postagem  para criar e executar uma música usando o FB-3100.

RESULTADO


quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

USANDO ARDOUR COM CONEXÕES JACK PARA FAZER UMA GRAVAÇÃO COM O SYNTHV1

Ardour é um programa de estação de trabalho de áudio digital (DAW, Digital Audio Workstation) profissional, distribuido sob licença GNU-GPL, em versões Linux, Windows e Mac OSX. Ardour é um programa completo que permite gravar, editar e mixar áudio, cujo público alvo são músicos, compositores, editores de trilhas musicais e engenheiros de áudio.

Ardour tem a capacidade de editar trilhas múltiplas de áudio e MIDI. 

Este tutorial mostra como usar o programa com conexões Jack. Jack é um daemon servidor de som profissional que fornece conexões, em tempo real e baixa latência, para áudio e MIDI entre aplicativos.

Ao final, vamos conectar um teclado controlador MIDI no computador e fazer uma gravação com o sintetizador Synthv1 usando o Ardour. A conexão entre o teclado, o programa Synthv1 e o Ardour será feito por meio do servidor Jack. Usaremos o controlador MIDI Acorn Masterkey 25.

O Synthv1 é um programa sintetizador polifônico digital, com 4 osciladores e efeitos estéreo. Esta postagem descreve o programa e seu uso.

No tutorial foi usado o Linux Ubuntu 18.04, QjackCtl 0.4.5, Synthv1 0.8.6 e Ardour 5.12.0.

O seguinte diagrama ilustra as conexões necessárias para conectar o Synthv1 no Ardour, usando o teclado controlador MIDI:


EXECUÇÃO

1. Instale o Ardour 5 usando o instalador de programas do Ubuntu.


2. Instale o programa QjackCtl - JACK Audio Connection Kit  (https://qjackctl.sourceforge.io/) no instalador de programas do Ubuntu 18.04.


 3. Temos um problema aqui. A tentativa de abrir uma nova sessão do Ardour, usando Jack, resultará, na maioria da versões do Linux, em falha com a mensagem de erro "could not create session" no Ardour e "cannot use real-time scheduling" no servidor Jack.

O problema é que as distribuições Linux não habilitam por padrão o realtime (RT) scheduling, necessário para esta conexão usando-se versões modernas do Jack.

A distribuição Ubuntu Studio suporta esta característica por padrão. No entanto, a distribuição Ubuntu normal precisa ser configurada, com a adição de um grupo que tenha acesso a RT.

Para isso, você precisará editar o arquivo /etc/security/limits.conf. Será necessário que você tenha privilégios de root no sistema operacional para fazer isso.

Edite o arquivo e adicione as seguintes linhas:

@realtime   -  rtprio     99
@realtime   -  memlock    unlimited


Após a edição, abra o Terminal do Linux.


Agora, como root, execute os seguintes comandos no Terminal:

groupadd realtime
usermod -a -G realtime SeuUsuário


Você deverá substituir SeuUsuário pelo seu login ou nome de usuário no Linux.

Se você já estiver usando uma distribuição que tenha um grupo pré-definido (usualmente "audio" ou "jackuser"), você poderá se adicionar a este grupo usando o seguinte comando:

usermod -a -G NomedoGrupo SeuUsuário

Substitua NomedoGrupo pelo grupo desejado e SeuUsuário pelo seu login.

Finalmente, execute um reboot na máquina.

4. Abra o Jack Audio Connection Kit. Execute o servidor Jack no botão Start.


5. Abra o Ardour. Avance as telas usando as configurações sugeridas.





6. Clique em Scan for Plugins e depois clique em Aplicar.



7. Selecione o tipo de sessão que deseja usar. Neste caso, usamos Recording Session. Preencha no campo o nome da sessão e clique no botão Abrir.


8. Mude o sistema de áudio de ALSA para JACK.


9. Clique em Connect to JACK.


 10. Defina o número de trilhas com que deseja trabalhar.



11. Abra a janela de conexões Jack, no botão Connect do Jack Audio Connection Kit, para fazer conexões entre os programas. Observe que algumas conexões já estarão feitas por padrão.


12. Conecte o teclado controlador no computador usando o cabo USB fornecido pelo fabricante. Este cabo também fornecerá ao teclado a alimentação para operar.





13. Instale o Synthv1, usando o instalador de programas do Ubuntu, e execute o programa.



14. Desconecte capture_1 e capture_2, em sistema, de Audio 1/audio_in 1 e Audio 2/audio_in 2, em Ardour, na aba Audio. Selecione dois a dois e use o botão Disconnect.



15. Conecte out_1 e out_2, em Synthv1, com  Audio 1/audio_in 1 e Audio 2/audio_in 2, em Ardour, na aba Audio, selecionando dois a dois e clicando no botão Connect.



16. Conecte masterkey 25 MIDI 1, da lista de portas de saída, com synthv1 0:in, da lista de portas de entrada, na aba ALSA.


17. Habilite no Ardour, nas  duas trilhas, Armar para Gravação, clicando nos dois botões nas trilhas como ilustrado nas seguintes imagens. Os botões ficarão vermelhos.




18. Clique no botão Record. Ele ficará piscando. Então, clique no botão Reproduzir para iniciar a gravação. Pare a gravação clicando no botão Parar reprodução.




19. Salve a gravação no menu Sessão.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

USANDO O LMMS

LMMS (conhecido anteriormente como Linux MultiMedia Studio) é um programa de estação de trabalho de áudio digital (DAW, Digital Audio Workstation) usado na produção  musical profissional em plataformas Linux, Windows e MacOS. Os recursos do LMMS são avançados e pemitem organizar amostras de som, sintetizar sons, sequenciar loops e tocar usando um teclado controlador MIDI. LMMS é uma ferramenta que pode ser usada para fazer música de qualidade sem muitas dificuldades.

Neste tutorial vamos mostrar como produzir uma peça musical e uma base de acompanhamento. Escolhemos a partitura de Ode a Alegria de Beethoven, por ser uma partitura simples, que se adéqua bem ao iniciante e permite explorar muitos recursos do programa. Vamos também mostrar como conectar um teclado controlador MIDI no programa. Usaremos a versão 1.1.3 do LMMS, instalado na distribuição Linux Ubuntu 18.04, e o controlador MIDI Acorn Masterkey 25, embora o procedimento seja idêntico para outros modelos de teclado.

PRODUZINDO MÚSICA

1. Instale o LMMS usando o gerenciador de programas do Ubuntu.


2. Abra o LMMS


Observe que aparecem as janelas: Editor de Arranjo; Editor de Bases; Mixer de Efeitos; e Estante de Controladores.

3. Clique no seguinte ícone, que encontra-se no lado esquerdo da janela do programa


Isso fará abrir o diálogo Minhas Pré Definições


4. Selecione o instrumento que deseja usar, neste caso usaremos o Monstro Phat, e arraste para o Editor de Arranjo.



5. Clique duplo na primeira barra do instrumento selecionado no Editor de Arranjo. Isso irá abrir o Editor de Notas MIDI.


6. Clique na primeira posição de E4 (nota Mi da 4ª oitava).


Observe-se que a notação usada para as notas é a padrão.


MI
SOL
SI
C
D
E
F
G
A
B

Ao clicar, será produzida uma nota de duração 4. Porém, a duração desejada é a metade. Para corrigir isso, aproxime o apontador do mouse da borda direita da nota e arraste para ajustar com duração 2.



Observe que a duração de tempo de 2 quadradinhos, como foi feito nesta primeira nota, irá corresponder ao que na partitura é uma semínima. Além disto, a próxima nota a ser criada usará esta última duração, pois está definido no editor a opção Última Nota.


O ajuste Q é a definição que estabelece o tamanho da área no editor para indicar o ponto de inserção de novas notas. Ele funciona como um "ponto magnético" para a inserção de notas. Neste caso, o ajuste Q está definido para 1/16.

7. Edite a seguinte sequência, introduzindo as notas uma a uma. Observe que a duração de algumas notas terá de ser ajustada com o mouse, como fizemos no passo anterior.


8. As primeiras doze notas da partitura se repetem neste ponto. Podemos introduzi-las uma a uma como fizemos na primeira parte da partitura, mas isso é contraproducente. Vamos usar os recursos de cópia de trechos da partitura. Para isso, devemos selecionar a parte que será copiada. Usamos o seguinte ícone, na janela do Editor de Notas Midi, para selecionar com o mouse uma área retangular da partitura.


Ou então, podemos pressionar e segurar a tecla Ctrl e usar o mouse para selecionar uma área retangular. Observe que as notas selecionadas mudam de cor.



Para copiar e colar as notas podemos usar os seguintes ícones da janela do Editor de Notas Midi.


Ou então, podemos usar a tecla Shift combinada com o mouse para arrastar uma cópia das notas selecionadas.


9. Introduza as três notas que faltam neste trecho da música, de forma a que a partitura fique como na seguinte imagem.


10. Feche o Editor de Notas Midi e observe, na janela do Editor de Arranjo, o segmento de trilha que acabou de ser criado ocupando quatro barras do editor.


11. Agora vamos duplicar este segmento para fazer a segunda parte da melodia. Para isso mantenha pressionada a tecla Ctrl e arraste o segmento para as próximas quatro barras do editor.


12. Está na hora de salvar seu trabalho, né? Não vamos passar pelo perigo de perder o que já foi feito. Use a opção Salvar no menu Projeto.


13. Edite o segundo segmento para finalizar a música. Para isso, dê um clique duplo sobre o segmento para abrir o Editor de Notas Midi. As notas podem ser arrastadas usando o mouse para serem rearranjadas e sua duração pode ser modificada como já foi mostrado. Edite de forma a que fique como está na seguinte imagem.


Fechando o Editor de Notas Midi e retornando para o Editor de Arranjo, você pode tocar a música no ícone Play do editor.


DEFININDO O FIM DO LOOP

Para definir o intervalo do loop que deverá ser tocado, use o ícone mostrado na seguinte imagem e mova o marcador com o botão direito do mouse no Editor de Arranjo.


RESULTADO


PRODUZINDO UMA BASE

1. Clique no seguinte ícone no lado esquerdo da janela do LMMS. Isso irá abrir o diálogo Minhas Amostras.



2. Em Drums, arraste bassdrum01 para o Editor de Bases. Clicando com o botão esquerdo do mouse para adicionar uma batida e o botão direito para apagar a batida, edite o seguinte ritmo. Execute no ícone Play do Editor de Bases.



RESULTADO DA BASE


CONTROLANDO O SOM NO MIXER

Uma parte importante no trabalho de produção musical é a mixagem. Para que não se tenha um som de baixa qualidade sonora, devemos equalizar os instrumentos e evitar que o volume atinja níveis que são representados no mixer com a cor vermelha.


Observe na seguinte figura que o som está bem equalizado, pois o volume mantém-se no verde.


CONECTANDO O CONTROLADOR MIDI

1. Conecte o teclado controlador no computador usando o cabo USB fornecido pelo fabricante. Este cabo também fornecerá ao teclado a alimentação para operar.




2. Ligue o teclado e clique no ícone, em forma de engrenagem, do instrumento que você deseja usar com o teclado (no exemplo, usamos o TripleOscillator) na janela Editor de Arranjo, selecionando a entrada MIDI correspondente ao teclado controlador.


Pronto! O teclado está conectado.

Veja também: https://lmms.io/wiki/index.php?title=Your_First_Song_with_LMMS