quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

USANDO O LMMS

LMMS (conhecido anteriormente como Linux MultiMedia Studio) é um programa de estação de trabalho de áudio digital (DAW, Digital Audio Workstation) usado na produção  musical profissional em plataformas Linux, Windows e MacOS. Os recursos do LMMS são avançados e pemitem organizar amostras de som, sintetizar sons, sequenciar loops e tocar usando um teclado controlador MIDI. LMMS é uma ferramenta que pode ser usada para fazer música de qualidade sem muitas dificuldades.

Neste tutorial vamos mostrar como produzir uma peça musical e uma base de acompanhamento. Escolhemos a partitura de Ode a Alegria de Beethoven, por ser uma partitura simples, que se adéqua bem ao iniciante e permite explorar muitos recursos do programa. Vamos também mostrar como conectar um teclado controlador MIDI no programa. Usaremos a versão 1.1.3 do LMMS, instalado na distribuição Linux Ubuntu 18.04, e o controlador MIDI Acorn Masterkey 25, embora o procedimento seja idêntico para outros modelos de teclado.

PRODUZINDO MÚSICA

1. Instale o LMMS usando o gerenciador de programas do Ubuntu.


2. Abra o LMMS


Observe que aparecem as janelas: Editor de Arranjo; Editor de Bases; Mixer de Efeitos; e Estante de Controladores.

3. Clique no seguinte ícone, que encontra-se no lado esquerdo da janela do programa


Isso fará abrir o diálogo Minhas Pré Definições


4. Selecione o instrumento que deseja usar, neste caso usaremos o Monstro Phat, e arraste para o Editor de Arranjo.



5. Clique duplo na primeira barra do instrumento selecionado no Editor de Arranjo. Isso irá abrir o Editor de Notas MIDI.


6. Clique na primeira posição de E4 (nota Mi da 4ª oitava).


Observe-se que a notação usada para as notas é a padrão.


MI
SOL
SI
C
D
E
F
G
A
B

Ao clicar, será produzida uma nota de duração 4. Porém, a duração desejada é a metade. Para corrigir isso, aproxime o apontador do mouse da borda direita da nota e arraste para ajustar com duração 2.



Observe que a duração de tempo de 2 quadradinhos, como foi feito nesta primeira nota, irá corresponder ao que na partitura é uma semínima. Além disto, a próxima nota a ser criada usará esta última duração, pois está definido no editor a opção Última Nota.


O ajuste Q é a definição que estabelece o tamanho da área no editor para indicar o ponto de inserção de novas notas. Ele funciona como um "ponto magnético" para a inserção de notas. Neste caso, o ajuste Q está definido para 1/16.

7. Edite a seguinte sequência, introduzindo as notas uma a uma. Observe que a duração de algumas notas terá de ser ajustada com o mouse, como fizemos no passo anterior.


8. As primeiras doze notas da partitura se repetem neste ponto. Podemos introduzi-las uma a uma como fizemos na primeira parte da partitura, mas isso é contraproducente. Vamos usar os recursos de cópia de trechos da partitura. Para isso, devemos selecionar a parte que será copiada. Usamos o seguinte ícone, na janela do Editor de Notas Midi, para selecionar com o mouse uma área retangular da partitura.


Ou então, podemos pressionar e segurar a tecla Ctrl e usar o mouse para selecionar uma área retangular. Observe que as notas selecionadas mudam de cor.



Para copiar e colar as notas podemos usar os seguintes ícones da janela do Editor de Notas Midi.


Ou então, podemos usar a tecla Shift combinada com o mouse para arrastar uma cópia das notas selecionadas.


9. Introduza as três notas que faltam neste trecho da música, de forma a que a partitura fique como na seguinte imagem.


10. Feche o Editor de Notas Midi e observe, na janela do Editor de Arranjo, o segmento de trilha que acabou de ser criado ocupando quatro barras do editor.


11. Agora vamos duplicar este segmento para fazer a segunda parte da melodia. Para isso mantenha pressionada a tecla Ctrl e arraste o segmento para as próximas quatro barras do editor.


12. Está na hora de salvar seu trabalho, né? Não vamos passar pelo perigo de perder o que já foi feito. Use a opção Salvar no menu Projeto.


13. Edite o segundo segmento para finalizar a música. Para isso, dê um clique duplo sobre o segmento para abrir o Editor de Notas Midi. As notas podem ser arrastadas usando o mouse para serem rearranjadas e sua duração pode ser modificada como já foi mostrado. Edite de forma a que fique como está na seguinte imagem.


Fechando o Editor de Notas Midi e retornando para o Editor de Arranjo, você pode tocar a música no ícone Play do editor.


DEFININDO O FIM DO LOOP

Para definir o intervalo do loop que deverá ser tocado, use o ícone mostrado na seguinte imagem e mova o marcador com o botão direito do mouse no Editor de Arranjo.


RESULTADO


PRODUZINDO UMA BASE

1. Clique no seguinte ícone no lado esquerdo da janela do LMMS. Isso irá abrir o diálogo Minhas Amostras.



2. Em Drums, arraste bassdrum01 para o Editor de Bases. Clicando com o botão esquerdo do mouse para adicionar uma batida e o botão direito para apagar a batida, edite o seguinte ritmo. Execute no ícone Play do Editor de Bases.



RESULTADO DA BASE


CONTROLANDO O SOM NO MIXER

Uma parte importante no trabalho de produção musical é a mixagem. Para que não se tenha um som de baixa qualidade sonora, devemos equalizar os instrumentos e evitar que o volume atinja níveis que são representados no mixer com a cor vermelha.


Observe na seguinte figura que o som está bem equalizado, pois o volume mantém-se no verde.


CONECTANDO O CONTROLADOR MIDI

1. Conecte o teclado controlador no computador usando o cabo USB fornecido pelo fabricante. Este cabo também fornecerá ao teclado a alimentação para operar.




2. Ligue o teclado e clique no ícone, em forma de engrenagem, do instrumento que você deseja usar com o teclado (no exemplo, usamos o TripleOscillator) na janela Editor de Arranjo, selecionando a entrada MIDI correspondente ao teclado controlador.


Pronto! O teclado está conectado.

Veja também: https://lmms.io/wiki/index.php?title=Your_First_Song_with_LMMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário