quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

SYNTHV1: UM SINTETIZADOR DIGITAL POR SOFTWARE PARA LINUX

Synthv1 é um sintetizador digital subtrativo polifônico por software, com 4 osciladores e efeitos estéreo. Ele funciona como um programa cliente JACK, com suporte a MIDI ALSA e MIDI JACK. A síntese subtrativa é obtida pela aplicação de filtros à saída dos osciladores.

Em postagem anterior mostramos como conectar um teclado controlador MIDI no Synthv1.

Nesta postagem vamos mostrar as características do Synthv1 e como usá-lo. Para iniciantes em sintetizadores, serão dadas algumas explicações rápidas para os conceitos envolvidos em síntese de som.

DESCRIÇÃO

1. Esta é a janela do programa, exibindo os recursos dos dois sintetizadores: DCO (Digitally Controlled Oscillator); DCF (Digitally Controlled Filter); LFO (Low-Frequency Oscillator); DCA (Digitally Controlled Amplifier); DEF (Controller ranges); e OUT (Output controls). Ambos os sintetizadores funcionam juntos e tem exatamente os mesmos recursos.


2. Estas abas permitem mudar de um sintetizador para o outro e para a janela de efeitos estéreo.


3. Janela de efeitos estéreo: Chorus; Flanger; Phaser; Delay; Reverb; e Dynamic (compressor/limiter).


CHORUS: efeito de coral, que ocorre quando sons individuais com aproximadamente o mesmo tempo e com Pitch similar (relativo à escala de frequências do som), convergem e são percebidos como um som único.
FLANGER: efeito de áudio produzido pela mistura de dois sinais idênticos, um deles atrasado (delay) por uma quantidade pequena, usualmente menor que 20 ms. Flanging pode ser descrito como um efeito que produz um som abrangente, como um "avião a jato" passando sobre a música.
PHASER: processamento de som eletrônico usado para filtrar um sinal e criar uam série de picos e valas no espectro de frequências. As posições destes picos e valas são afetados tipicamente por modulação, produzindo um efeito de vastidão ou completude no som.
DELAY: efeito de áudio que repete o som após um período de tempo, tocando o som múltiplas vezes, para criar um efeito de eco.
REVERB: efeito de persistência do som após ele ter sido produzido, adicionando à música profundidade e abundância.
COMPRESSOR: este é um parâmetro binário, ligado ou desligado, que aumenta o volume percebido (loudness) reduzindo a faixa dinâmica.
LIMITER: parâmetro binário, ligado ou desligado, que limita picos de forma similar a um compressor (limitação de loudness).

4. Botões de swap A/B: para trocar entre duas configurações diferentes


5. Recursos para carregar e salvar presets


6. DCO (Digitally Controlled Oscillator): Cada sintetizador do Synthv1 possui dois osciladores controlados digitalmente, de funcionamento análogo a um VCO (Voltage Controlled Oscillator) de um sintetizador analógico. Os dois osciladores podem ser eventualmente sincronizados um com o outro.


Os recursos oferecidos pelo DCO do Synthv1 são:
  • BALANCE: faz o crossfade entre os dois osciladores, permitindo uma transição suave de um para outro
  • DETUNE: permite um deslocamento simétrico entre as frequências dos dois osciladores
  • PHASE: permite definir a diferença de fase de onda entre os dois sintetizadores
  • RING MODE: multiplicador analógico, tipo de modulação que implementa a mixagem de sinais por meio de multiplicação
  • OCTAVE: determina a afinação dos dois osciladores
  • TUNING: afinação fina dos dois osciladores
  • GLIDE: o nome deste efeito é portamento, que é o "deslizamento" de frequência do oscilador entre notas subsequentes, com a velocidade de deslizamento determinada pelo parâmetro
  • ENV. TIME: escala a duração do envelope

7. Formas de onda dos osciladores: Pulse; Saw; Sine; Rand; e Noise.


PULSE: pulso retangular (ou onda quadrada)
SAW: onda dente de serra (ou onda triangular)
SINE: senoide
RAND: ruído aleatório
NOISE: ruído branco

8. O DCF (Digitally Controlled Filter) é o filtro cuja característica, como Frequência de Cutoff, é controlada digitalmente. Ou seja, o DCF é um amplificador dependente de frequência. O DCF do Synthv1 é controlado por meio de um gerador de envelope que modela as frequências do som gerado pelo oscilador.


Esta é a curva de corte de frequência de um VCF/DCF típico:


9. O Gerador de envelope do Synthv1 é parametrizado tanto pelos botãos, quanto arrastando a curva de envelope. O DCF do Synthv1 usa o método linear ADSR (com parâmetros Attack, Decay, Sustain, e Release).


ATTACK: especifica qual o tempo para que o envelope atinja seu nível mais alto após o início da nota
DECAY: especifica qual o tempo para atingir o nível de Sustain depois de Attack
SUSTAIN: especifica o nível do envelope na fase de sustain (que dura até que a nota seja finalizada)
RELEASE: especifica o tempo em que a nota soa após a fase de Sustain

10. LFO (Low-Frequency Oscillator) é um oscilador que oscila em muito baixa frequência, usualmente abaixo do espectro audível, e pode modular os parâmetros do sintetizador, mudando as características do som gerado pelo sintetizador.

O LFO não porduz som, mas modifica o som gerado pelos osciladores de forma a que alguns definem como "contorcer o som", criando um pulso rítmico. Pode ser usado para adicionar efeitos de vibrato e tremolo na música.


O LFO do Synthv1 tem cinco formas de onda: pulse; saw; sine; rand; e noise. Além disto, o LFO do Synthv1 tem seu próprio gerador de envelope para controlar sua saída.

11. DCA (Digitally Controlled Amplifier) funciona de forma similar a um VCA (Voltage Controlled Amplifier) dos sintetizadores analógicos. O DCA é usado para controlar digitalmente o volume de um sinal analógico. O DCA do Synthv1 possui um gerador de envelope próprio para controlá-lo.


12. O DEF (Controller ranges) do Synthv1 combina diversos controles de intervalo e sensibilidade MIDI.



13. OUT (Output controls): controla o sinal de saída do sintetizador



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