quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

CRIE UMA PORTA MIDI OUT REAL PARA UM TECLADO CONTROLADOR MIDI USB PURO SEM UM PC

Se você possui um teclado controlador MIDI com uma porta MIDI USB, sem saídas MIDI OUT (conector DIN 5 pinos), deve saber que não poderá conectá-lo diretamente em um sintetizador, pois o teclado necessita de um host. O host fará a conexão MIDI e fornecerá alimentação para o teclado. Para isso, normalmente usamos um computador como host, como já vimos em postagens anteriores.

No entanto, isso limita as possibilidades de uso pela necessidade de se ter sempre um computador na configuração.

Esta postagem vai mostrar como conectar um teclado controlador USB MIDI puro, o Masterkey 25 da Acorn, em um sintetizador, neste caso o Volca Keys da Korg, com o uso do módulo USB MIDI host da Excelvalley. O módulo eliminará a necessidade de um computador.

Nesta postagem mostraremos as dificuldades e desafios enfrentados para a conexão do dispositivo.

O módulo USB MIDI host da Excelvalley é mostrado na seguinte imagem.


O módulo da Excelvalley não é compatível com teclados controladores que possuam um USB host interno. Para verificar se o seu teclado possuiu ou não um host interno, no Linux você poderá usar os comandos usbview, lsusb e usb-devices. Infelizmente o programa usbview foi retirado da distribuição Linux 18.04. Não foi possivel instalá-lo usando apt-get. Então, usaremos o lsusb e o usb-view para confirmar que o Acorn Masterkey 25 não possui host interno.

Para isso, primeiro conectamos o teclado no computador. Então abrimos um Terminal Linux e usamos o comando lsusb para listar os dispositivos USB conectados ao computador.


Verificamos que o dispositivo candidato a ser o Masterkey 25 é o assinalado na imagem acima, o de número 2467. Então, usamos o comando usb-devices para verificar se o dispositivo possui host interno.



O dispositivo assinalado na imagem acima é o teclado. Observe que ele não está indicado como host, mas como dispositivo de áudio.


Isso significa que ele não possui host interno e pode ser usado com o módulo da Excelvalley.

O equipamento da Excelvalley possui uma conexão de alimentação (5V), que alimentará também o teclado, e uma conexão USB MIDI.


O equipamento não vem com a fonte de alimentação, nem cabos. Para alimentar o módulo usei um carregador de celular conectado por um cabo com conector mini USB V3, que ilustro na seguinte imagem. Este cabo é usado em dispositivos GPS e pode ser encontrado facilmente em lojas de componentes eletrônicos.



Do outro lado do equipamento, temos um conector MIDI DIN 5 pinos para conectar o Volca Keys com um cabo MIDI.



A seguinte imagem ilustra as conexões feitas.


A conexão do teclado da Acorn com o módulo USB host não funcionou com o cabo que acompanha o teclado, original de fábrica, por razões que não consegui apurar. No entanto, funcionou perfeitamente com um cabo padrão de mercado, usado para conexão de impressoras, que está ilustrado na seguinte imagem.


Em contato por email com a Nektar Technology, fabricante do controlador MIDI Acorn Masterkey 25, recebi a informação que "provavelmente" o equipamento também funcionaria com outro USB MIDI host popular, o Midiplus. Mas esta possibilidade eu não testei.


O funcionamento do equipamento da Midiplus é idêntico ao da Excelvalley, porém o módulo host da Midiplus conta com uma entrada MIDI IN que o da Excelvalley não possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário