terça-feira, 22 de janeiro de 2019

PRESETS PARA VOLCA KEYS

Iniciantes no uso do Volca Keys podem ter alguma dificuldade para entender como afinar o equipamento. Neste artigo, vamos explicar este assunto e sugerir algumas afinações interessantes.

A seguinte figura ilustra as afinações necessárias para obter os efeitos. Será necessário definir: forma de onda (dente de serra, triangular e quadrada); controle de oitavas, 5ª e 8ª, modulação ring e polifonia; controles de VCO (DETUNE, PORTAMENTO e EG INT); controles de VCF (CUTOFF, PEAK e EG INT); controles de LFO (RATE, PITCH INT, e CUTOFF INT); gerador de envelope (EG); e delay (tempo e repetição).


O Volca Keys é um sintetizador analógico. Ele possui três osciladores, o que lhe confere a capacidade de polifonia. No entanto, todos os osciladores compartilham o mesmo circuito eletrônico de filtro e amplificador.

O equipamento tem capacidade de modulação ring. Modulação ring é uma função de processamento de sinais em que dois sinais são misturados em frequência pelo produto dos dois sinais, onde um dos sinais modula o outro sinal. UNISON RING é o efeito de modulação ring em modo não polifônico e POLY RING é o efeito polifônico.

Os modos POLY são aqueles em que podemos tocar até três notas diferentes. Nos modos UNISON, onde não se pode tocar mais de uma nota, o botão VCO DETUNE define o quanto o sinal dos três osciladores vão ser misturados para produzir um som com mais harmônicas.

A opção FIFTH significa que a nota fundamental será produzida por dois dos VCOs, e o terceiro irá produzir a 5ª acima do tom. Semelhante à opção OCTAVE, em que o terceito VCO produzirá a 8ª acima do tom.

O VCF faz a filtragem do sinal gerado pelo VCO, mudando o timbre do som ao filtrar as frequências harmônicas do sinal de áudio. O botão CUTOFF controla a frequência de corte característica do filtro. O PORTAMENTO define um "deslizamento" das notas consecutivas.

Os botões TIME e FEEDBACK do Delay produzem uma repetição do som, por realimentação da saída na entrada. Este efeito adiciona profundidade ao som.

O LFO produz uma frequência baixa, abaixo do espectro audível, adicionando um efeito que é muito usado em dubstep.

O gerador de envelope (EG) serve para modular o sinal do equipamento. O EG do Volca Keys funciona com quatro parâmetros: ATTACK; DECAY; SUSTAIN; e RELEASE. O sinal de envelope, gerado pelo EG, é mostrado na seguinte figura:


A seguir vamos mostrar alguns presets interessantes para o Volca Keys.

PRESET 1

Selecionando POLY e com algum Delay e muito Decay/Release no EG, obtemos este som polifônico com um pouco de eco.



PRESET 2

Sem usar o LFO e com afinação conveniente no VCF, obtemos este som grave e limpo.




PRESET 3

Usando FIFTH, mais LFO RATE e zerando o LFO PITCH INT para obter este preset que lembra um pouco o rock progressivo dos anos 70.



PRESET 4

Reduzindo a oitava obtemos um som tipo Bassline.



PRESET 5

Reduzindo mais ainda a oitava e colocando o LFO RATE no máximo obtemos um super bass (típico do estilo de som dubstep). Lembra um pouco o som de um Minimoog.



PRESET 6

Característico som com onda triangular. Limpo e bonito.




PRESET 7

Obtenha os efeitos mudando os valores em VCO DETUNE, VCF CUTOFF e LFO RATE.




PRESET 8

Produza o som deslizando o dedo no teclado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário